Cibernética e a administração
Os campos de aplicação da cibernética na administração:
Origem da cibernética:
Movimento criado por Norbet Wiener em 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento reuniu uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um com autoridade em seu campo de estudo, mas com razoáveis conhecimentos nos demais campos de estudos.
Posteriormente as aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para a biologia, para a medicina, para a sociologia, chegando rapidamente à administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, e outros mais fazem parte dos termos utilizados na administração.
Definição de cibernética:
É a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja na máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de serem aplicados às outras ciências, isto é, que ofereça um sistema de organização e de processamento dos dados e sua transformação em informações e controles que auxiliem outras ciências.
O campo de estudo da cibernética é essencialmente o de "sistemas".
Os sistemas seriam os elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo.
Há uma classificação arbitraria do sistemas para facilitar o seu estudo;
Quanto a complexidade, os sistemas podem ser:
- Complexos simples, mas dinâmicos;
- Complexos descritivos, são altamente elaborados inter relacionados;
- Excessivamente complexos, extremamente complicados e não podem ser descritos de forma precisa e detalhada.
Quanto à diferença de sistemas deterministicos e probabilísticos:
- O sistema determinístico é aquele no qual as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, podendo-se prever sem nenhum risco ou erro, o seu estado seguinte;
- O sistema probabilístico é aquele que não pode oferecer previsão detalhada. Por exemplo: se oferecermos carne para um leão, ele poderá se aproximar, e não ligar, como também se afastar. Tudo depende do grau de interesse do leão pela carne NAQUELE EXATO momento. Se o leão tiver acabado de comer um boi inteiro, ele provavelmente não terá qualquer interesse na carne adicional. O oposto pode não ser verdadeiro.
- São excessivamente complexos;
- São probabilísticos;
- São auto-regulados.
Das três propriedades acima, ressalta-se a probabilística ou interminação, que nos sistemas mais simples, pode ser abordada como estatística. O sistema cibernético é uma máquina manipuladora de informações, a atividade de seu mecanismo depende de sua capacidade de receber, armazenar, transmitir e modificar informações.
A hierarquia dos sistemas é formada por sistemas hierárquicos ou piramidais, o próprio universo é um sistema constituído por uma infinidade de sistemas e subsistemas.
Kenneth Boulding propõe uma hierarquia de sistemas, com nove níveis, e cada nível também se caracteriza por um sistema composto de vários outros sistemas.
Na construção de um modelo de sistema, devemos considerar o isomorfismo e o homomorfismo.
Os sistemas são isomorfos quando possuem semelhança de forma;
E os sistemas são homomórficos quando guardam entre si proporcionalidade de formas, embora não sejam do mesmo tamanho. A retroação, seria uma quantidade de energia que sai de um sistema ou de uma máquina, e que volta a entrada, desta maneira realimentando a máquina ou o sistema, gerando um ciclo. Ela serve também como uma espécie de controlador de sistema, recolocando-o no “caminho” certo quando existe algum desvio, ou melhor recolocando-o novamente no padrão estabelecido.
Existem dois tipo de retroação, a positiva e a negativa;
A retroação positiva, acontece quando as vendas aumentam e os estoques saem com mais rapidez, ela ocorre no sentido de aumentar a produção.
A retroação negativa, seria praticamente o contrário da positiva, seria quando as vendas diminuem quando os estoques saem com menos rapidez.
Principais Conseqüências da Cibernética na ADM:
Com a união do computador com as máquinas o homem está perdendo não só o valor de seu esforço muscular mais também o seu valor racional. Duas principais conseqüências disto são:
- 1) Automação (a melhor combinação dos meios):
de trabalho são formados por robôs, e a mão de obra humana é bem
pouco explorada ou empregada.
Ex.: Linha de montagem da Peugeot-Citroen em Porto Real no RJ.
- 2) Informática:
tanto econômico quanto social do homem. Instrumento que ganha espaço
e faz-se presente em nosso cotidiano.
Ex.: Hoje, o mercado em geral não aceita adquirir um aparelho de telefonia
celular que não suporte o envio e o recebimento de mensagens de texto.
Fonte: http://www.outraleitura.com.br/web/artigo.php?artigo=232:Cibernética acesso em 06/09/2011 às 15:41